22 e 23 de agosto de 2017

GRAN VICTORY HOTEL (antigo independência Trade Hotel) Juiz de Fora - MG

22 DE AGOSTO DE 2017 (TERÇA-FEIRA)

14h ÀS 15h30

Auditório

PAINEL 1:

INOVAÇÃO NA ESFERA PÚBLICA E NA INICIATIVA PRIVADA

Caetano Christophe Rosado Penna

Doutor em estudos de política de ciência e tecnologia (SPRU) e Bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ). É professor adjunto de Economia Industrial e da Tecnologia (IE/UFRJ). Pesquisador nas áreas: economia industrial, tecnologia e inovação; política industrial e de inovação; e políticas de transição para sustentabilidade. Mestre em Governança Tecnológica por Tallinn University of Technology (Estônia).

Fábio Veras de Souza

É Doutor em Direito Constitucional e Mestre em Direito Econômico pela UFMG. Possui cursos de educação executiva em Harvard, Wharton e Insead. Foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Diretor de Operações e também Diretor Técnico do Sebrae Minas, responsável pelos projetos de inovação e educação empreendedora em mais de 400 cidades de Minas. Idealizou o programa Identidade Startup fomentando ecossistemas regionais em todo o Estado. Foi Pesquisador Visitante no Curso de Ciência Política da UNB (Universidade Nacional de Brasília), onde também lecionou. Durante 11 anos representou os interesses empresariais em Brasília, onde residiu, e atuou junto aos órgãos do Governo Federal, mantendo relacionamento com o Congresso Nacional na defesa da Agenda Legislativa da Indústria. Possui vivência em entidades empresariais como Confederação Nacional, Federações de Indústrias, Associações Comerciais e CDLs em todo o Brasil. Atualmente foi convidado pelo Presidente da Federação das Indústrias para desenvolver o programa FIEMG LAB Novos Negócios, que visa transformar tecnologias em negócios.

15h30 ÀS 15h45

INTERVALO

15h45 ÀS 17h15

SALA 1:

SESSÃO PARALELA DO GT AGRONEGÓCIO

Bionergia: área emergente ou já superada? Os desafios da inovação sustentável.

Dr. José Maria Ferreira Jardim da Silveira

Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Economia y Gestion da Universidade de Salamanca, Espanha. Membro do Conselho Científico do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Energia (NIPE/UNICAMP), Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental do IE/UNICAMP e professor da Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Organização Industrial, Análise de Redes em Economia, Propriedade Intelectual, Avaliação de Programas Sociais e de Pesquisa, atuando nos temas: biotecnologia, propriedade intelectual, organizações e instituições, biossegurança, reforma agrária e agronegócio.

SALA 2:

SESSÃO PARALELA DO GT COMÉRCIO

Inovação e tendências no comércio.

Fernando Sales Silveira

Administrador de Empresas pela PUC/MG, com MBA-IBMEC/MG. Possui 23 anos como Executivo de Vendas e Marketing, atuando em várias empresas como Shell, Panasonic, Nutrir, Cera Ingleza, entre outras. Há 11 anos é consultor com especialização em Vendas e Marketing, atuando na formação de equipes, marketing, treinamento e desenvolvimento do "Ciclo da Venda".

SALA 3:

SESSÃO PARALELA DO GT INDÚSTRIA

A Nova Medquímica: tecnologia, práticas e processos no segmento farmacêutico na Zona da Mata.

Ricardo Lourenço

Mestrado em ciências, MBA executivo, tem larga experiência na administração hospitalar. Atuou nas empresas BD, Nycomed, MSD, Rx BU Brasileira, com ênfase em marketing, vendas, promoção médica e eventos médicos. É presidente do Grupo Lupin no Brasil.

Jadir Vieira

Diretor Executivo da Medquímica.

SALA 4:

SESSÃO PARALELA DO GT SERVIÇOS

Saúde financeira no setor de serviços.

Fabrício Soares

Administrador e Especialista em Finanças (UFJF), Mestre em Administração (PUC Minas/FDC), doutorando do programa de Ciências Sociais (PUC-RJ) e professor do Departamento de Finanças e Controladoria (UFJF). Autor do livro “Lar S.A. Você e sua família na rota da prosperidade” (Editora Saraiva) e da coleção “Meu dinheirinho” (Alis Editora).

SALA 5:

SESSÃO PARALELA DO GT TURISMO

Turismo e Inovação: uma equação possível.

Rafael Oliveira

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG) e Especialista em Gestão Estratégica da Informação (UFMG). Possui Graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e Turismo pela UFMG. Atuou como Diretor de Pesquisa, Informação e Estatística da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, coordenando os trabalhos do Observatório de Turismo. É Superintendente de Políticas de Turismo do Governo de MG. É autor do blog “Turismo e Inovação”.

17h15 às 17h45

INTERVALO

17h45 ÀS 19h15

Auditório

PAINEL 2:

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO

Fernanda Schröder

Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Educacional do Brasil, experiência na orientação e planejamento de carreira, recrutamento e seleção, desenvolvimento, treinamento e capacitação de equipes, remuneração e benefícios, clima organizacional, segurança e medicina do trabalho, negociações sindicais, comunicação interna e departamento de pessoal.

Débora Marques

É Doutora em Estudos da Linguagem, com ênfase em Linguística Aplicada, pela PUC-RIO e especialista em Negócios e Empreendimentos pela Escola de Negócios da UFJF. É Professora das disciplinas de Criatividade e Inovação e de Empreendedorismo e Plano de Negócios no CESJF. É professora da Pós-graduação em Negócios da PUC-Minas. É gestora da Inovação, da Propriedade Intelectual, do Empreendedorismo e da Transferência de Tecnologia na UFJF, na qual é Gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do CRITT/UFJF.

19h15 ÀS 19h30

INTERVALO

19h30 ÀS 20h

Auditório

SOLENIDADE DE ABERTURA

20H ÀS 21H

Auditório

PALESTRA DE ABERTURA:

Ciclos de Inovação e Desenvolvimento Regional

Paulo Roberto Haddad

Foi Ministro da Fazenda do Brasil, durante a presidência de Itamar Franco. Formado em economia pela UFMG com curso de especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia Holanda. Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG). Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior. Professor das Nações Unidas em cursos no Chile, Uruguai e Brasil. Primeiro secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia - ANPEC. Professor convidado da Universidade de Vanderbilt - EUA. Exerceu o cargo de Secretário de Planejamento do Governo do Estado de Minas Gerais. Secretário da Fazenda do Governo do Estado de Minas Gerais. Foi Diretor de Planejamento Econômico da Fundação João Pinheiro. Exerceu o cargo de Assessor da Presidência da ACESITA

23 DE AGOSTO DE 2017 (QUARTA-FEIRA)

14h ÀS 15h30

Auditório

PAINEL 3:

SMARTCITIES E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Felipe Fulgêncio

Vice-Presidente do Instituto Smart City Business America. Diretor Executivo da M2M Telemetria. Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Eudo de Lima Assis Júnior

Subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno da Prefeitura de Manaus – AM. Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Já ocupou os cargos de Secretário Municipal de Tecnologia, Gerente de Redes da Companhia Energética do Amazonas, Gerente de Atendimento ao Usuário da Universidade Federal do Amazonas e de Consultor de organização e realização de Concursos Públicos.

15h30 ÀS 15h45

INTERVALO

15h45 ÀS 17h15

SALA 1:

SESSÃO PARALELA DO GT AGRONEGÓCIO

Agronegócio e Inovação.

Paulo do Carmo Martins

Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, desenvolve estudos de inteligência de mercado, competitividade e eficiência da cadeia produtiva do leite e derivados. Sólida experiência na administração pública, no setor de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Economista (UFJF), com Mestrado em Economia Aplicada (UFV) e Doutorado em Economia Aplicada (USP/Esalq).

SALA 2:

SESSÃO PARALELA DO GT COMÉRCIO

Desenvolvimento no setor de comércio: case BAHAMAS.

Jovino Campos

Fundador e CEO do Grupo Bahamas

SALA 3:

SESSÃO PARALELA DO GT INDÚSTRIA

Políticas de inovação para o complexo econômico e industrial da saúde.

Carlos Gadelha

Doutor em Economia (IE-UFRJ), coordenador e líder do Grupo de Pesquisa sobre "Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde, coordenador do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e professor e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz.

SALA 4:

SESSÃO PARALELA DO GT SERVIÇOS

De um consultório médico até a Bovespa: case CEDIMAGEM

Guilherme Bastos

Diretor da CEDIMAGEM.

SALA 5:

SESSÃO PARALELA DO GT TURISMO

O impacto do Turismo de Negócios no desenvolvimento local.

Patrícia Moreira

Consultora da CNI - Confederação Nacional da Indústria

17h15 às 17h45

INTERVALO

17h45 ÀS 19h15

Auditório

PAINEL 4:

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ZONA DA MATA MINEIRA

Fernando Salgueiro Perobelli

Graduado em Ciências Econômicas (UFJF), Mestrado em Economia (UFF) e Doutorado em Economia (USP). É professor Associado da UFJF e pesquisador do LATES/UFJF. Ênfase na área da Economia Regional, atuando principalmente no desenvolvimento regional, insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável e análise setoriais.

Rubens Amaral

Gerente de Planejamento do BDMG e Ex-Diretor do INDI.

19h15 ÀS 20h45

Auditório

PAINEL 5:

Startups e Tecnologia

Felipe Mariani de Paula

Analisa e estrutura projetos de investimento em startups de base tecnológica na Fundep Participações S.A. (FUNDEPAR – UFMG). Possui grande interesse por inovação tecnológica e venture capital, é estudioso do tema e participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

Gian Menezes

Jovem empreendedor de 29 anos é responsável por toda tecnologia e desenvolvimento das plataformas que o Qranio, um aplicativo global, opera. Além disso, lidera a equipe de programadores e designers de interface. Segundo o CEO/Founder do Qranio, Gian, foi a peça fundamental para que juntos pudessem viabilizar o principal valor da empresa: o de Tornar o Aprendizado Algo Divertido para todos ao redor do Mundo. Graduado em Análise de Sistemas em Juiz de Fora, pela FMG, mas com experiência em desenvolvimento profissional desde os 17 anos, Gian é o prodígio CTO dentro da #EquipeQranio com domínio total sobre o desenvolvimento web, mobile, banco de dados e infraestrutura.

Silvana Braga

Diretora Geral do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development e Diretora Geral do SIMI - Sistema Mineiro de Inovação, programas vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SEDECTES do Estado de Minas Gerais, tendo como principal objetivo transformar Minas Gerais no maior polo de empreendedorismo e inovação da América Latina.

20h45 ÀS 21h

Auditório

ENCERRAMENTO